Quer conhecer a história da VARIG ?
A VARIG foi uma companhia aérea, brasileira, e apesar de hoje em dia não estar mais no mercado, ela com certeza é uma das empresas de transporte aéreo mais antigas que atuaram ou atuam no Brasil.
A Viação Aérea Rio-Grandense, mais conhecida como VARIG, surgiu na mente de um alemão conhecido como Otto Ernst Meyer Labastille.
Contratado por uma empresa alemã situada no Brasil, em meados de 1.921, localizada no Recife, Otto Meyer migrou para o Brasil para construir uma empresa de transporte aéreo.
Com projetos para elaborar, Otto Meyer teve suas primeiras ideias planejadas para os estados do Recife e Rio de Janeiro.
Obtendo de Porto Alegre o apoio necessário para realizar esse projeto, foi iniciada então, a nova era das empresas aéreas brasileiras.
Em meados de 1.926, Otto Meyer decidiu ir até seu país natal para solicitar apoio, e lá ele conseguiu o que procurava. Foram inseridos em seu projeto, um avião e funcionários para atuarem no avião.
Isso foi decidido depois do seguinte fato ocorrer, as especificações foram claras, em troca desse apoio, a VARIG deveria conceder 21% da empresa para os apoiadores alemães.
Em 7 de maio de 1927 o imigrante alemão Otto Ernst Meyer cria a Empresa de Viação Aérea Rio-Grandense.
Em 1941 Ruben Martin Berta, primeiro funcionário da empresa, torna-se presidente da companhia. Fica no cargo até sua morte, em 1966.
Em 1945 surge a Fundação dos Funcionários da VARIG, por iniciativa do presidente da empresa.
Berta convenceu os acionistas a doarem 50% das ações da empresa para a entidade. Ao longo dos anos, a fundação aumentou essa participação acionária até controlar 87% do capital votante da empresa.
Em 1966, a fundação muda seu nome para Rubem Berta. Nas décadas de 50, 60 e 70 a empresa aérea cresce e se torna maior empresa aérea do país.
No entanto, o que fez a companhia ganhar tantos admiradores foi o seu serviço de bordo.
Todos os passageiros recebiam suas refeições em louça, com talheres de metal e copos de vidro.
Para os passageiros da primeira classe da Varig, era servido até mesmo caviar.
Este foi mais um breve texto para você, amante da aviação!
fonte
https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/