V-22 Osprey – Uma aeronave militar multifunção

Você conhece o V-22 Osprey ?

 

Esta aeronave militar tiltrotor é multifunção e extremamente potente. O V-22 Osprey, um avião com a capacidade de helicópteros e com características de um turboélice.

 

O tiltrotor da Boeing, dos Estados Unidos é mais uma inovação no mundo da aviação militar, uma aeronave revolucionária que com capacidades únicas.

 

Sua história não tem muitos finais felizes, assim como muitas aeronaves, este tiltrotor teve muita dificuldade para chegar em cem por cento de sua operação eficiente.

 

Com modificações e atualizações, o V-22 Osprey da Boeing e Bell Textron, foi projetada primeiramente para servir os marinheiros navais dos Estados Unidos.

 

Esta aeronave sem dúvida voa mais rápido e mais longe que qualquer helicóptero, dando aos militares dos Estados Unidos mais vantagem no campo de batalha.

 

Como já falamos, a história desta aeronave não começou muito bem, seus inúmeros testes em missões foram muito mal sucedidas, com tragédias e acidentes notórios para a infelicidade de muitas pessoas.

 

Contudo, após muito tempo de desenvolvimento, as empresas responsáveis pelo projeto enfim obtiveram êxito no bom funcionamento desta aeronave.

 

Imagine uma aeronave que poderia decolar e pousar como um helicóptero, mas voar tão rápido quanto um avião.

 

O sonho de um avião que pudesse decolar verticalmente e voar horizontalmente tem décadas. 

 

Nos anos 50, a Bell Helicopter Textron pilotou o XV-3, uma aeronave que colocou seus dois motores Pratt & Whitney R-985 nas pontas das asas.

 

Posicionados no final das asas, eles poderiam girar 90 graus para passar da decolagem para pouso.

 

A frota de tiltrotor V-22 Osprey construídos pela Bell Textron e pela Boeing alcançou o marco de 500.000 horas de voo.

 

Em 2009, no Iraque, eles foram usados pela primeira vez em uma operação militar. Eles também foram usados em ações de inteligência e resgate no Afeganistão, Sudão e Líbia. 

 

Já Israel, Japão e o Emirados Árabes Unidos estudam comprar algumas unidades destas aeronaves.

 

Muito diferente de qualquer aeronave do mundo, este tiltrotor é uma aeronave de combate de serviço conjunto que utiliza a tecnologia combinado com o desempenho vertical de um helicóptero com a velocidade e alcance de uma aeronave de asa fixa.

 

Suas características técnicas

 

  • Velocidade máxima de cruzeiro: 493 km/h
  • Comprimento: 17,0 a 19,0 metros
  • Largura: 25,0 a 27,0 metros
  • Altura: 6,0 a 7,0 metros
  •  Peso de decolagem vertical: 23.859 kg

 

 

 

Mais um breve texto para você, amante da aviação!

 

 

fonte

https://pt.wikipedia.org/

https://www.boeing.com/

https://www.bellflight.com/

https://www.cavok.com.br/