TU 154 – Uma antiguidade confiável

Você conhece o TU 154 ?

Falaremos um pouco sobre a história dessa aeronave conhecido como TU 154. De origem russa, essa máquina ainda é utilizada e podemos considera-la totalmente confiável, mesmo sendo antiquada.

 

A preocupação Tupolev da Rússia possui uma história da aviação que remonta a 1926, tendo estabelecido um nome em grandes projetos de aeronaves militares e comerciais.

 

Para fornecer a este último um novo caminhão de médio alcance (substituindo vários modelos de turboélices de saída), Tupolev assumiu um projeto de asa de monoplano baixo, com três turbos e turbofan, comparável às ofertas ocidentais da época. 

 

Os três motores foram mantidos na seção traseira da fuselagem, uma configuração popular nas décadas de 1960 e 1970, e o trabalho de design do tipo precedeu seu primeiro voo, gravado em 4 de outubro de 1968. 

 

Depois de passar nos testes e obter as certificações exigidas , o novo design surgiu como o Tu-154, com a produção iniciando em 1968 e abrangendo até 2011. 

 

As entregas de Tupolev a transportadoras aguardando começaram em 1970, para a qual a introdução formal foi em 1972, isso com a Aeroflot. 

 

No final, 1.025 exemplos foram produzidos e essa raça estocou cerca de 21 companhias aéreas durante seu mandato operacional.

 

Hoje, aproximadamente 100 ainda estão voando, impressionante considerando o início do tipo há mais de 40 anos. 

 

Esta aeronave não engloba uma tecnologia de última geração, embora alcance altas velocidades, ela consome mais combustível do que os aviões de médio percurso mais modernos. 

 

Por causa do alto nível de ruído, apenas foram permitidos na União Europeia os modelos mais recentes, nos quais aeronaves com motores equipados com um tipo de silenciador.

 

Em sua cabine, o Tu-154 possui aquisições mais conservadoras no lugar de tecnologias de última linha.

 

Ele foi projetado para pousar também em aeródromos remotos, sem infraestrutura completa. Seu equipamento é robusto o suficiente para pousar até em pistas de grama.

 

Em princípio, entretanto, com a sua tecnologia ultrapassada, não representa risco de segurança para a aeronave. 

 

Mais importante do que a idade de uma aeronave é o número de horas de voo, dos pousos e decolagens e, sobretudo, se a manutenção foi realizada regularmente e consistentemente.

 

Características técnicas 

 

  • Velocidade de cruzeiro: 850 km/h
  • Velocidade máxima: 950 km/h
  • Peso: 55.300 kg
  • Comprimento: 48 m
  • Custo unitário: USD 45.000.000–45.000.000
  • Tipos de motor: Turbofan, Kuznetsov NK-8

 

Mais um breve texto para você, amante da aviação!

 

fonte

 

https://www.dw.com/

https://www.terra.com.br/

https://en.wikipedia.org/