Tráfego aéreo – Torre de controle

Como funciona o tráfego aéreo ?

Poucas pessoas sabem, mas o tráfego aéreo é controlado pela torre de controle e por mais dois órgãos responsáveis, de controle aéreo.

 

O controle aéreo é feito a partir da previsão de voo de cada aeronave, este controle é específico e realizado por profissionais altamente qualificados.

 

O tráfego aéreo geralmente é conduzido pela torre de controle de cada aeroporto, mas não cabe somente a torre de controle conduzir este planejamento.

 

Existem outros órgãos que dão suporte e informações de suma importância para a torre de controle poder elaborar o plano de voo e conduzir o trajeto com máxima responsabilidade.

 

A partir do momento em que o voo é planejado, a torre de controle junto a estes órgãos se encarregam de fiscalizar a rota do voo e de demais voos que possam seguir em um trajeto próximo.

 

Desde o embarque de passageiros até o pouso final do voo planejado, a torre tem a responsabilidade de orientar corretamente o comandante da aeronave até o seu destino final.

 

Quais são os órgãos responsáveis por este plano de voo ?

Além da torre de controle de cada aeroporto, existem outros órgãos responsáveis por informar e orientar a torre em cada plano de voo.

 

É importante entender que sem este órgãos, a torre não tem total capacidade para orientar e informar corretamente os comandantes das aeronaves que estão no ar.

 

Estes órgãos são:

 

APP – Approach Control (Controle de aproximação)

 

ACC – Area Control Center (Centro de controle de área)

 

Cada um destes órgãos têm funções específicas para auxiliar a torre de controle em seus planos de voo, sem eles a responsabilidade da torre acaba se tornando obsoleta.

 

O trabalho em conjunto é muito importante e relevante para os aeroportos, a responsabilidade de cada um deles é gigantesca e sem essa devida orientação, nenhuma aeronave poderia seguir com seus planos de voo. 

 

Mais um breve texto para você, amante da aviação!

 

fonte

 

https://www.decea.gov.br/

https://www.camara.leg.br/

https://super.abril.com.br/