Phenom 100 – O jato mais usado no Brasil

Quer conhecer mais sobre o Phenom 100 ?

O jato executivo Phenom 100 é o mais usado atualmente no Brasil, de acordo com a anac, há 86 unidades do modelo registradas no país.

 

 O Very Light Jet brasileiro foi desenvolvido durante o período de maior aquecimento no mercado de aviões executivos.

 

Com um ótimo desempenho em pistas mais curtas com excelente capacidade de decolagem com até 41.000 pés aliado a uma aviônica intuitiva.

 

O Phenom 100 possui uma cabine excelente, com um bagageiro muito amplo com assentos mais ergonômicos com qualidade de alto padrão. 

 

Oferecendo duas zonas distintas de temperatura, permitindo maior conforto para pilotos e passageiros.

 

Tudo isso aliado a custos de operação de um turboélice.   

 

Em meados de 2005 o mercado de jatos executivos leves estava em turbulência, e com a chegada desta aeronave o cenário estava totalmente diferente do que temos hoje.

 

Em 2008 com o cenário desajustado, a compra dos aviões foram o gatilho de alteração deste cenário com a chegada dos jatos da Embraer.

 

Neste mesmo período com o estouro da bolha imobiliária norte-americana, justamente o maior alicerce que sustentava o poder econômico do maior mercado de aeronaves do mundo. 

 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) certificou o Phenom 100 em 9 de dezembro de 2008 enquanto a FAA (Federal Aviation Administration) deu sua chancela imediatamente depois, no dia 12. 

 

Portanto, o VLJ (Very Light Jet) da Embraer foi desenvolvido e certificado durante um período de alta demanda, porém, recebeu sua certificação logo após a eclosão da crise americana.

 

Todo avião tem um período de maturação. Por mais que os processos de certificação e os voos de ensaio sejam extensos, não há como simular todas as situações, já que o espaço amostral é mais restrito.

A aeronave utiliza dois Pratt & Whitney Canada PW617F turbofan instalados na parte traseira da fuselagem, com uma potência de 1.695 libras.

 

Como a indústria de aviação não para, a Embraer seguiu firme no objetivo de melhorar seu produto com base nos retornos de seus operadores e nos dados estatísticos de falhas, tudo isso para tornar o produto ainda mais confiável e confortável.

 

As características técnicas desta aeronave:

 

  • País de origem: Brasil
  • Fabricante: Embraer
  • Passageiros: De 4 a 7
  • Comprimento: 12,80 metros
  • Envergadura: 12,30 metros
  • Altura: 4,40 metros
  • Peso vazio: 3.190 kg
  • Velocidade máxima: 722 km/h
  • Alcance: 2.182 km

 

Mais um breve texto para você, amante da aviação!

 

fonte

 

https://executive.embraer.com/

https://aeromagazine.uol.com.br/

https://www.lideraviacao.com.br/

https://pt.wikipedia.org/