Você conhece o EMB 820 Navajo ?
O EMB 820 Navajo é um avião bimotor, comercial, a pistão, fabricado pela empresa Embraer sob licença da empresa norte americana Piper Aircraft.
Esta aeronave é equipada com dois motores Lycoming de turboalimentação, com injeção direta de combustível e hélices Hartzell, que pode chegar a marca de 337 km/h e transportar até dez passageiros.
O EMB 820 Navajo foi fabricado em meados de 1975, voando pela primeira vez no mesmo ano.
Entretanto, o seu sucesso teve início antes mesmo de seu lançamento, quando em meados de 1974, a empresa Embraer recebeu uma carta com intenção de compra para quatro aeronaves, feita pela empresa Alpha Táxi Aéreo LTDA.
Um avião robusto que superou algumas expectativas da empresa, foi considerado um gigante da aviação.
Com um excelente desempenho, este avião é rápido, com seus motores de última geração da época, sua linha foi muito adquirida pelos concorrentes da empresa brasileira Embraer.
Muito confortável e já conhecido no mercado brasileiro, o bimotor transporta até 10 passageiros.
Além disso, havia como possibilidade, configurá-lo como avião executivo, ou para transporte de cargas de até uma tonelada.
Este avião garante um baixo custo operacional e bom desempenho em altitudes intermediárias.
Esta aeronave tinha como proposta na época, de oferecer a agropecuaristas, empresários, executivos americanos e de outros países, uma alternativa mais acessível e econômica do que aeronaves bimotores turboélices.
No Brasil, a Embraer produziu sob licença da Piper o modelo EMB 820 Navajo Chieftain que foi carinhosamente apelidada dentro do meio aeronáutico de Navajão.
Hoje em dia, é possível encontrar no Brasil uma boa quantidade de aeronaves Navajo no mercado de aeronaves usadas, por preços bem razoáveis e em bom estado de conservação.
O trem de pouso do Piper Navajo tem amortecedores de longo curso e pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação.
Muito utilizado por agropecuaristas como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.
Características técnicas
- Voo inaugural: dezembro de 1975
- Fabricante: Embraer, sob licença da Piper Aircraft
- Tipo / Missão: Avião de turismo
- Motor(es): 2 x Lycoming 350
- Potência (por motor): 350 hp (261 kW)
- Velocidade de cruzeiro: 337 km/h (182 kn)
Mais um breve texto para você, amante da aviação!
fonte