EMB 720 Minuano – Os frutos de uma parceria

Você conhece o EMB 720 Minuano ?

Lançado em meados de 1975, o avião EMB 720 Minuano da Embraer, foi projetado para operar em campos de pouso mais curtos e não pavimentados.

 

Com cerca de 3.000 funcionários, apresentava em suas linhas de produção três aviões de sucesso no mercado: o Bandeirante, o Xavante, e o Ipanema. 

 

As três aeronaves cobriam com consistência os mercados comercial, militar e agrícola. 

 

O Embraer EMB-720 Minuano, é um avião monomotor comercial a pistão, produzido no Brasil pela Embraer e posteriormente por sua subsidiária Neiva, sob licença da norte-americana Piper Aircraft.

 

O monomotor a pistão é mais um avião produzido pela Embraer sob licença da Piper Aircraft. 

 

Com as comemorações do quinto aniversário da Embraer, a empresa assinou um contrato de cooperação com a Piper nas áreas de desenvolvimento, produção e comercialização de seus aviões leves.

 

A produção de aeronaves leves superou as expectativas. No total, 2.326 aviões derivados da parceria com a Piper foram entregues pela Embraer entre 1975 e 2000.​

 

O modelo EMB-720 tem capacidade para um piloto e cinco passageiros, capaz de voar a velocidade de 270 km/h. Entre 1975 e 1996, foram produzidas 293 unidades no Brasil.

 

Este avião, equipado com motor Lycoming de 300 HP, pode alcançar até 270 km/h e conta com um moderno sistema eletrônico de comunicação e rádio navegação. 

 

Com capacidade para acomodar até seis passageiros, possuí amplo espaço para bagagens na porta traseira e nariz.

 

De acordo com pesquisas feitas em meados de 1984, mostrou que o Minuano cumpria seu propósito, amplamente utilizada por fazendeiros para conectar as zonas urbanas e rurais. 

 

Dois anos depois, a aeronave foi selecionada por seis pilotos franceses da École Nationale Supérieure de L’Aéronautique et de L’Espace.

 

O percurso da tripulação foi transformado em tese e legitimou a importância da aviação de pequeno porte como elemento de integração em países de dimensões continentais como o Brasil.

 

Características técnicas

 

  • Categoria: Monomotor a Pistão
  •  Fabricante: Embraer
  •  Modelo: EMB 720 Minuano
  •  Ano de fabricação: 1991
  •  Assentos: 6
  •  Horas totais do(s) motor(es): 1695

 

Mais um breve texto para você, amante da aviação!

 

fonte

 

https://economia.uol.com.br/

http://thalesavioes.com.br/

https://www.aeroanuncios.com.br/

https://pt.wikipedia.org/