EMB 111 – O famoso Bandeirulha 

Quer conhecer mais sobre o EMB 111 Bandeirulha ?

Esta aeronave desenvolvida pela Embraer, o EMB 111, apelidado de Bandeirulha. O EMB 110 foi a plataforma para se fazer um avião de patrulha naval.

 

Fabricada pela Embraer, o Bandeirulha é um avião turboélice bimotor monoplano, desenvolvida para patrulhamento marítimo.

 

A aeronave, com matrícula FAB 7103, está empregada pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), localizado em Florianópolis (SC). No total, a FAB terá oito unidades modernizadas.

 

As aeronaves também são empregadas em missões de busca e salvamento no continente e no mar territorial e, também, em águas internacionais e profundas, onde o Brasil é responsável por uma área que corresponde a 10 milhões de km2.

 

Esta aeronave conta com o radar Seaspray 5000E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância. 

 

Este radar, é muito semelhante ao instalado na aeronave P-3 Orion, o novo radar também permite registrar imagens de alta resolução durante a varredura.

 

Outra novidade é que o Bandeirulha modernizado conta com novos sistemas eletrônicos. A suíte aviônica integrada facilita a ergonomia e a consciência situacional dos pilotos, reduzindo a fadiga de voo. 

 

A interface digital facilita a leitura das informações dos diversos sistemas embarcados, de forma simples e prática.

 

Agora os aviões conseguem acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades. 

 

Os novos sistemas de navegação oferecem maior precisão, o que é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar, sem referências visuais. 

 

Os sistemas de comunicação também foram substituídos.

 

O nariz do Bandeirulha foi modificado, coberto pelo radome de fibra de vidro que protege a antena de seu radar, para vigilância costeira, busca, salvamento, navegação, e apoio na elaboração de carta meteorológica.

 

Quais são as características do Bandeirulha ?

 

  • Comprimento: 14,91 metros
  • Envergadura: 15,95 metros
  • Altura: 4,83 metros
  • Peso vazio: 5.150 kg
  • Peso Carregado: 7.000 kg
  • Velocidade máxima: 420 km/h
  • Alcance: 2.703 km

 

 

 

Mais um breve texto para você, amante da aviação!

 

 

 

fonte

http://www.fab.mil.br/

https://www.airway.com.br/

https://pt.wikipedia.org/