Você conhece as atribuições de um Copiloto ?
Como a grande maioria sabe, são necessários um piloto e um copiloto na cabine de comando, porque um deve auxiliar o outro.
Mas o que vamos descobrir agora, é que simplesmente, são dois pilotos qualificados profissionalmente na cabine de comando, para que caso aconteça com um, o outro esteja pronto para operar a aeronave.
Entretanto, existe uma forma correta de denominar estes dois, a maioria naturalmente os chamam de piloto e copiloto, mas a maneira correta de chamá-los é: Comandante (piloto) e Primeiro Oficial (copiloto).
O nome “copiloto” pode ter surgido das corridas terrestres, como os ralis, onde um copiloto ajuda o piloto passando informações úteis, guiando e ajudando em diversas funções.
Na aviação não é bem assim que acontece, visto que o copiloto faz muito mais do que apenas passar informações e prestar suporte ao comandante.
Podemos afirmar que tanto um quanto o outro possuem o mesmo conhecimento técnico, a diferença geralmente aparece quando um dos pilotos possui mais horas de voo e a habilitação específica para ser piloto (comandante).
Diferenças entre eles
As principais diferenças entre o Comandante e o Primeiro Oficial é baseada na quantidade de responsabilidades e atribuições de cada um deles dentro da aeronave.
O Comandante naturalmente possui mais responsabilidades, são atribuídas a ele o comando das operações de voo e de segurança de um avião.
A função de copiloto é um estágio necessário e produtivo para todo aviador, que tem, nessa fase, a oportunidade de absorver os ensinamentos de comandantes com os mais diversos níveis e tipos de experiências.
Ninguém é comandante sempre ou copiloto eternamente. As atuações se alternam. E não importa ser “bom copiloto” ou “bom comandante”.
O mais importante é ser boa pessoa, bom colega, ter bom senso e profissionalismo, independente da posição ocupada na cabine.
Ou seja, a boa atuação profissional será meramente resultado do caráter e da conduta dentro e fora do avião.
Ao contrário do que muitos pensam, controlar o avião não é uma atribuição exclusiva do comandante.
Principalmente em voos mais longos, piloto e copiloto se alternam no comando da aeronave.
Na aviação existem funções técnicas utilizadas pelos controles de comando designadas de, “Piloto Voando” (Pilot Flying) e “Piloto Monitorando” (Pilot Monitoring).
De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), piloto voando é aquele que está efetivamente exercendo o controle direto da aeronave, seja manualmente ou através do sistema de automação. Não é necessariamente o comandante da aeronave.
A fórmula para o sucesso destes dois importantes cargos na aviação é baseada em atitudes positivas, sempre com mente aberta, para ser bem quisto pela tripulação.
Mais um breve texto para você, amante da aviação!
fonte
https://aeromagazine.uol.com.br/