Quer conhecer mais sobre o aeroporto de Congonhas ?
O aeroporto de Congonhas foi inaugurado em 1936, sendo que o nome do aeroporto é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros.
O visconde foi o primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil e o nome “congonhas” vem de um tipo de erva-mate comum na região de Congonhas do Campo (MG), cidade natal de Monteiro de Barros.
Até sua fundação, a aviação não era um segmento muito levado a sério na metrópole.
O único aeroporto existente tinha uma estrutura pequena e a aviação civil era uma ousadia dedicada aos paulistas mais aventureiros.
A construção do Aeroporto de Congonhas foi fruto de uma necessidade da cidade.
O Campo de Marte sofria muito com os alagamentos advindos do Rio Tietê e sua estrutura não era boa o suficiente para abrigar as inovações que começavam a surgir.
Em 1936, o Governo do Estado adquiriu a área para a construção do aeroporto, incorporando, mais tarde, áreas complementares através de desapropriações.
Em 1940, foi estabelecido que todas as atividades exercidas no Aeroporto de Congonhas seriam dirigidas por um administrador nomeado pelo Governo do Estado.
No ano de 1951, a imprensa publicava artigos entusiasmados dando conta da consolidação do transporte aéreo a partir dos dados divulgados pela Aeronáutica.
Foram 35.610 aterragens e 35.651 decolagens, além de um movimento de cerca de 1 milhão de passageiros, quase a metade da população da capital paulista.
Em 1957, o Aeroporto de Congonhas tornava-se o terceiro do mundo em volume de carga aérea, perdendo, apenas, para os aeroportos de Londres e Paris.
O aeroporto já não estava mais distante da cidade, mas no meio dela, entre bairros populosos.
A partir de 1.º de março de 1976, seguindo portaria do Departamento de Aviação Civil, o funcionamento do aeroporto passou a ser restrito ao horário que vigora até hoje, entre 6 e 23 horas.
A partir de 1981, o Aeroporto de Congonhas passou a ser administrado pela Infraero e, desde então, obras de melhorias e aquisição de novos equipamentos foram sendo feitos.
Tanto no Terminal de Passageiros, como nas pistas e pátios, visando elevar a eficiência operacional do Aeroporto.
Os anos 80 chegaram e novas mudanças ocorreram no aeroporto. A mais significativa delas foi a alteração na parte administrativa.
Saiu o governo do Estado (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp) e entrou a Infraero, empresa ligada ao Ministério da Aeronáutica.
A característica mais marcante do Aeroporto de Congonhas é o piso em forma de tabuleiro de xadrez, formado por quadrados em placa de granito preto e mármore branco.
Esse piso, da década de 60, incorporou-se ao terminal de passageiros de Congonhas de tal forma que ficou na memória da população, tornando-se a identidade visual do aeroporto em 19 de junho de 2017.
Mais um breve texto para você, amante da aviação!
fonte
https://vemvoar.voeazul.com.br/