Como funciona o cockpit de um avião Boeing ?

Cockpit do avião boeing

O cockpit do avião Boeing

O cockpit ou cabine de pilotagem de aviões Boeing, possuem muitos botões porque são todos muito bem organizados e explicados.

A cabine de pilotagem de um Boeing necessita de dois operadores, o comandante e o copiloto.

O comandante é responsável por decolar, controlar e pousar a aeronave.

O copiloto fica responsável em controlar os demais comandos, e é ele que se mantém em contato com os órgãos de controle aéreo, checando os procedimentos e planos de voo.

Controles do painel superior 

Compostos por sistema hidráulico, bomba de combustível, controles de faróis, limpador de pára-brisa, ar condicionado e Unidade Auxiliar de Energia (APU) que é utilizado para dar a partida do avião e manter a energia em solo. 

 

Controles do piloto automático

Encontrados no painel central, os controles do piloto automático são utilizados depois que a aeronave está nivelada em determinada altitude, ela serve também para traçar a rota de voo do avião, através deles são comandados a direção, altitude, velocidade, e o momento em que o avião deve começar a reduzir e baixar sua altitude para a realização do pouso.

Controles de comando EFIS

O Sistema de Instrumentos de voo Eletrônico, em inglês, EFIS, são controles localizados um pouco abaixo do painel central de um avião Boeing. Com telas separadas de 1 a 5, cada tela tem sua determinada função. As telas 1 e 5 são responsáveis por mostrar os dados de atitude e direção (a posição da aeronave em relação ao solo), altitude e velocidade. As telas 2 e 4 são responsáveis por mostrar os dados sobre meteorologia, rota, tráfego aéreo, pressão e velocidade do ar. A tela 3, mostra os dados sobre as condições do motor e controle de voo, como flaps e spoilers.

FMC

O controle localizado próximo ao manche do avião Boeing, indica o banco de dados armazenados pela companhia e transmite o controle do voo para pilotos e operadores de solo. 

O controle do manche

Responsáveis por controlarem as asas e a cauda do avião Boeing, os manches quando girados, levam a aeronave para esquerda ou direita. Ao puxar o manche, o avião levanta o bico ganhando mais altitude e ao empurrar o manche, o avião desce o bico perdendo altitude.

Alavancas e manetes

Controlando os flaps, a alavanca da direita, servem para aumentar a sustentação da aeronave. Para controlar os spoilers, a alavanca da esquerda, servem para ajudar em curvas e para desacelerar na hora do pouso. Os manetes são basicamente 4 alavancas localizadas abaixo do manche, duas para o comandante e duas para o copiloto. As duas da frente são usadas para aumentar a potência do motor do avião Boeing ganhando mais velocidade e as outras duas para reverter o fluxo de descarga do motor reduzindo a velocidade.

Pedais

São responsáveis por pousar e parar o avião freando as rodas do trem de pouso. Também são responsáveis por controlar o leme de direção, ajudando a movimentar a direção do avião, para esquerda ou para direita.

 

O acesso à cabine de controle

Após o comandante e o piloto adentrarem na cabine, ela é fechada por dentro e impossível de ser aberta por fora. Após o atentado do 11 de setembro de 2001, a segurança foi altamente reforçada.

 

fonte

https://super.abril.com.br/

https://tvi24.iol.pt/