Você já ouviu falar do Cessna 337 Skymaster ?
Conhecido como Puxa-Empurra (Push Pull), o Cessna 337 Skymaster é um avião de função para uso pessoal e de táxi aéreo.
Essa aeronave possui dois motores instalados na fuselagem, um no nariz e outro na parte traseira da fuselagem.
O que elimina os problemas de assimetria de tração que tanto dificulta a pilotagem de aeronaves bimotores convencionais em caso de pane de um dos motores.
Devido ao fato de possuir hélices tratora e impulsora, foi denominado o apelido de puxa-empurra.
A configuração diferente do Cessna 337 o tornou uma aeronave mais fácil de voar, de acordo com a filosofia da Cessna de produzir aeronaves que pudessem ser utilizadas quase como uma carro de passeio.
Com certeza a tentativa do projeto push-pull foi de grande sucesso comercial, pelo menos em termos de números construídos.
E embora o 337 Skymaster não seja o modelo mais popular já comercializado, ele recebeu aprovação em sua linha de série e alcançou seu objetivo principal.
Eliminar o impulso assimétrico e simplificar a carga de trabalho do piloto no caso de uma falta de motor foi um dos principais motivos da criação desta aeronave.
O modelo de seis lugares, sendo eles um para o piloto e cinco para os passageiros, foi fabricado de 1963 a 1982 em várias variantes civis e militares, totalizando 2.993 unidades.
A versão militar da Força Aérea dos Estados Unidos foi designada O-2. Um grande aliado das forças aéreas americanas, porque o 337 foi usado como uma aeronave de reconhecimento na Guerra do Vietnã.
O primeiro modelo do Skymaster a ser produzido foi o 336 Skymaster, que tinha trem de pouso fixo e voou pela primeira vez em fevereiro de 1961.
Entrou em produção em maio de 1963 e ficou em produção por cerca de um ano apenas, com 195 exemplares produzidos.
Essa aeronave entrou em produção em 1965, e permaneceu na linha de produção até 1982, com um total de 2.993 aeronaves produzidas, incluindo um modelo militar O-2 para a USAF.
A máquina passou quase 15 anos em uma garagem, depois de várias paradas com pilotos amadores, antes de voltar à vida em 2007.
Características técnicas desta aeronave
- Motor(es): 2 x Continental ou Rolls-Royce turbo comprimidos
- Potência (por motor): 210 hp (157 kW)
- Velocidade máxima: 320 km/h (173 kn)
- Velocidade de cruzeiro: 260 km/h (140 kn)
- Envergadura: 12,1 m (39,7 ft)
- Peso vazio: 1 204 kg (2 650 lb)
- Peso carregado: 2 000 kg (4 410 lb)
Mais um breve texto para você, amante da aviação!
fonte