Azul Linhas Aéreas – conheça sua história

Você conhece a história da Azul ?

A Azul é uma companhia aérea brasileira que foi inaugurada em 15 de dezembro de 2008, esta companhia surgiu em uma época em que as empresas aéreas brasileiras estavam enfrentando diversas crises e a Azul chegou mudando este cenário.

Por que esta companhia mudou o cenário da aviação brasileira ?

De 2005 a 2008, a aviação brasileira enfrentou diversas crises, a infraestrutura dos aeroportos era uma delas e com a falência de duas empresas aéreas de renome, a Varig e a Vasp, a Azul teve espaço para iniciar suas atividades. 

 

A Azul foi a primeira companhia aérea brasileira a operar com os novos modelos E-Jets, nesta época poucas empresas aéreas haviam pensado em adotar os modelos de aviões da Embraer e assim, a Azul iniciava sua frota dos modelos ERJ, que comportavam menos de 50 passageiros.

O começo da jornada

A companhia iniciou com fortes planejamentos estratégicos de marketing nos primeiros nove meses de vida. Seu principal atrativo eram os novos e confortáveis E-Jets.

 

Focados na ideia de baixo custo de operação, esta companhia foi além das expectativas neste conceito, porque na época, era muito importante para o Brasil.

 

As experiências negativas das então falidas Varig e Vasp, mostrou aos pensadores da Azul as falhas que deviam ser evitadas.

 

Dificuldades e confrontos

A princípio, a empresa aérea deveria iniciar suas atividades no aeroporto de Santos Dumont no Estado do Rio de Janeiro. 

 

Enfrentando diversos preconceitos, a companhia teve dificuldades para começar a operar, entretanto, após muita luta, conseguiram a autorização para realizar voos no aeroporto Santos Dumont.

 

A escolha do nome da empresa

Seria realizado uma votação para escolherem o nome que seria a inovação do transporte aéreo brasileiro, a votação acabou sendo unânime pelo nome “Samba”.

 

Entretanto, o nome poderia gerar preconceitos no mundo a fora e até mesmo com alguns brasileiros, porque nem todos são apreciadores do samba, adorado por muitos no Brasil.

 

O nome foi repensado, e assim surgiu a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Muito gratos pela participação das pessoas escolhidas para votarem em um nome para a empresa, a Azul distribuiu cerca de 2.000 prêmios para os participantes.

 

Quais aeronaves ela possui ?

As primeiras aeronaves comerciais foram os novos E-Jets, e após a escolha do nome da companhia, foram encomendadas 36 aviões E195 da Embraer.

 

Algumas aeronaves JetBlue foram inseridas na frota por um acordo com uma empresa norte-americana.

 

Dois aviões da frota eram E190AR de matrícula PR-AZL, uma aeronave que voa até hoje na companhia. 

 

Os dois primeiros aviões E195AR da Embraer foram inseridos na frota aérea em janeiro de 2009, os aviões estavam equipados com a mesma configuração atual, sendo 106 assentos no E190 e 118 assuntos no E195.

 

O crescimento

Em 2009, após uma ano de suas operações aéreas, a companhia expandiu-se com louvor e atitude. Foram mais de 600 mil passageiros em apenas um ano, hoje com pouco mais de 10 anos.

 

A companhia bateu a marca de mais de um milhão de passageiros e encontra-se na 4ª posição das companhias aéreas de maior sucesso do Brasil.

 

Em 2010 a Trip unificou com a Azul e assim as empresas obtiveram maiores resultados e lucros em voos no aeroporto de Viracopos Minas Gerais. Hoje em dia esta companhia continua a crescer e se expandir cada dia mais.

 

 

 

American Airlines, maior companhia aérea do mundo

 

fonte

https://www.voeazul.com.br/

https://www.aeroflap.com.br/