Águia Uno da PM e a sua história

Você conhece a história do helicóptero Águia Uno da PM ?

A história do helicóptero Águia Uno da PM, modelo AS350B, teve início em meados de 1983 com um voo completo de 1 hora e 20 minutos.

Em 1984, o helicóptero Águia voou com seu primeiro piloto formado da Polícia Militar do Estado de SP. 

Sendo a primeira aeronave própria e a primeira a completar 10.000 horas de voo, seu trabalho ficou muito conhecido por salvamentos e perseguições.

O que é a GRPAe ?

O sistema de Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de SP (GRPAe). Nada mais é que o curso profissionalizante de piloto policial para prestarem o concurso da PM.

O Águia Uno teve algum melhoramento ?

Sim! O modelo teve um “upgrade” para a série AS350BA. Ele se tornou mais capaz de de prosseguir suas atividades operacionais com mais rapidez e eficácia.

Qual é a capacidade de voo deste helicóptero ?

O modelo do Águia Uno tem a capacidade de se manter no ar por mais de 3 horas com o tanque cheio, com 4 tripulantes a bordo e pouco mais de 300 KM de distância.

Possuindo sua própria frequência de rádio comunicador, a frota Águia da PM também é equipada com um GPS e câmeras super potentes capazes de identificar placas de veículos e pessoas até 1 KM de distância.

Quantos helicópteros a PM possui ?

Em 2009, comemorando 25 anos de história, o Águia Uno chegou em 1984 solitário, mas nesse tempo a frota já aumentou para 16 helicópteros.

Os helicópteros estão espalhados no Estado, sendo que dez estão na capital e cinco nas bases do interior, localizadas em Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José dos Campos e Praia Grande. 

Quais foram seus maiores feitos ?

10 anos depois a frota se elevou para 32 helicópteros Águia, dentro de 18 anos de trabalho, sua capacidade é incontestável e devemos dar valor aos pilotos e policiais militares do Estado de SP. 

Foram 9.800 missões bem sucedidas, com mais de 100 salvamentos de pessoas, mais de 190 armas apreendidas em operações contra o tráfico e mais de 200 armas de fogo localizadas, e mais de 700 veículos roubados que foram localizados.

 

 

 

 

 

fonte

https://www.pilotopolicial.com.br/]

http://www.saopaulo.sp.gov.br/

https://tecnodefesa.com.br/