A viagem de um Astronauta – Marcos Pontes

A viagem de Marcos Pontes ao espaço 

A viagem mais marcante aconteceu em meados de março de 2006, mais precisamente no dia 30 (trinta) a história do Astronauta Marcos Pontes teve início.

 

A nave espacial Soyuz TMA-8 fazendo história em sua missão, foi o meio de transporte que levou ao espaço o primeiro astronauta brasileiro.

 

Formado em engenharia aeronáutica e com experiência como piloto de testes, o Tenente Coronel da FAB estava sonhando em ser Astronauta e foi então que ele decidiu ingressar na NASA.

 

Muito perto de realizar um de seus sonhos e muitos outros brasileiros, infelizmente o governo do Brasil não arcou com os compromissos firmados na época.

 

Marcos Pontes teria como missão viajar ao espaço para a Estação Espacial Internacional (ISS), sendo ele o mais preparado para iniciar os reparos da ISS, assim Marcos poderia ser denominado como o especialista da missão.

 

Quando decidiu tentar seguir a carreira de astronauta, Marcos precisou estudar por dois anos inteiros em Houston no Texas para poder se tornar aquilo que tanto sonhava.

 

Como o Brasil havia descumprido os acordos para que Marcos subisse ao espaço em 2001, o cancelamento foi necessário, mas a ambição de Pontes não teria acabado.

 

Após muitos anos de preparação, Marcos Pontes estava totalmente apto para seguir com essa carreira extremamente importante e necessária para o avanço da tecnologia mundial.

 

Em meados de 2005, as parcerias com a Rússia foram sendo feitas, a agência espacial brasileira, por meio de recursos privados, conseguiu firmar um acordo com o russos para realizar a missão acompanhados de mais um astronauta, mas este era brasileiro.

 

Com muito esforço, com muitos contatos e com as parcerias adequadas, Marcos Pontes estava a um passo de distância deste grande sonho.

 

Ao ser decidido que Marcos Pontes seria um dos tripulantes da missão centenário, os preparativos para o início dessa jornada começaram ser feitos.

 

Com muito pouco tempo de preparação para atravessar a atmosfera, Marcos Pontes teve apenas cinco meses para treinar, sendo que normalmente um cosmonauta precisa de 2 anos de treinamento.

 

Marcos não teve medo, enfrentou as barreiras mais difíceis e conseguiu superá-las com muita competência e êxito ao fim dos treinos.

 

Muito perto de conquistar seu sonho de infância, Marcos Pontes, Tenente Coronel da FAB, ingressou no dia 30 de março de 2006 na espaçonave que o tornaria o primeiro astronauta brasileiro da história.

 

O brasileiro não teve somente a dura missão de agir em conjunto com os russos e norte americanos os 10 dias que ficaram no espaço, porque além de uma responsabilidade estrondosa, Marcos levava consigo o apoio e as orações dos brasileiros que torciam por ele.

 

Sendo assim, ele se tornou o primeiro astronauta brasileiro a fazer história e voltar após de 10 longos dias no espaço sideral, como um verdadeiro herói brasileiro.

 

 

Obrigado Marcos Pontes por nunca desistir, sua história e sua luta inspira e continuará inspirando gerações!

 

 

Mais um breve texto para você, amante da aviação!