Conheça mais sobre o que é o Planador ?

planador

O que é o Planador ?

O Planador é um avião sem motor, conhecida pela prática de aviação desportiva como planadorismo ou voo à vela e ele possuí: Fuselagem ou corpo, manche, trem de pouso, painel de instrumentos, asas, cauda e cabine.

 

Como funcionam os Planadores ?

Como todas as aeronaves, obviamente esta também necessita de um piloto, esta aeronave utiliza das correntes de ar ascendente para pairar no céu, entretanto, diferente dos aviões à motor, o planador precisa ser rebocado ou puxado para adquirir altura e iniciar o voo.

 

Como é rebocado/puxado o Planador ?

O planador precisa de auxílio para voar, que, na maioria das vezes é um avião à motor que o guincha utilizando um corda elástica, pegando altitude e velocidade, até que o mesmo se mantenha sozinho apenas com as correntes de ar. Um método quase que esquecido, é guinchar o planador até o alto de um penhasco por meio de um cabo elástico preso a um automóvel ou camioneta.

Como o Planador se mantém no ar ?

Após decolar, o planador mantém o voo na horizontal onde sua trajetória apresenta uma constante e suave descida. Conhecida como ângulo de planagem, esta prática de voo é bastante calma e tranquila. Utilizando das correntes de ar ou correntes térmicas, o piloto busca sempre elevar sua altitude e velocidade mais alta que o deslocamento em percurso.

 

Como são controlados os Planadores ?

Este avião possuí controles de voo semelhantes ao de outros aviões. Equipado com flapes e freios aerodinâmicos que auxiliam nas aterrisagens em campos de pequena extensão. Existem mais tipos de planadores a serem apresentados neste artigo. Vamos conferir ?!

 

Quais os tipos de Planadores ?

Existem diversos tipos de planadores, de um ou dois lugares, normalmente estes são de aprendizagem, modelos que possuem para quedas, que são utilizados como freios. Os modelos de competição possuem uma variedade bem maior de instrumentos que os de aprendizagem e práticas de passeis aéreos. Estes planadores possuem: Bússola, indicador de velocidade do vento, altímetro, e um variômetro de velocidade ascendestes e descendentes.

 

Como são feito os Planadores ?

Em meados de 1955, os planadores eram construídos com materiais mais tradicionais da época, como madeira e tecido. Com a estrutura mais pesada, estes planadores a cada 35 metros percorridos, perdiam um metro de altitude. Hoje em dia o planador é feito com fibra de plástico reforçado, ou fibra de vidro, onde seu peso é menor, obtendo um melhor ângulo para planar e atingindo velocidades mais altas.

 

 

 

 

 

Fontes

https://escola.britannica.com.br/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/