Quais são os Combustíveis usados nos aviões ?

combustiveis usados em avioes

Os Combustíveis usados nos aviões, precisam ser resistentes às temperaturas mais elevadas, para não explodirem ou evaporarem enquanto a aeronave estiver seguindo o percurso determinado.
A ANP é responsável pela regulamentação de distribuição, comercialização armazenamento, transporte, assistência técnica, controle de qualidade, e abastecimento das aeronaves.

E quais são os combustíveis usados nos aviões ?

Os combustíveis especificados pela ANP são o querosene e a gasolina. Atualmente, cinco distribuidoras tem autorização para atuar neste mercado.
Se você quer saber quais são os combustíveis usados nos aviões basta ler este artigo até o final, falaremos sobre o QUEROSENE e o AVIGÁS.

O que é o AVGAS?

Este combustível, normalmente utilizado em aeronaves à hélices, possuí um alto índice de octanagem, restringindo a compressão e impedindo a ignição dos motores. Todas as informações apresentadas para este termo, são resultados de pesquisa do DECEA junto à ANAC.

O que é o Querosene?

Combustível normalmente utilizado em aeronaves de motores turbo hélice, à jato, ou turbo-fans (QAV/JET). O querosene de Aviação possuí uma estabilidade térmica que garante um melhor desempenho para as aeronaves pelo fato de aumentar o tempo entre as paradas e manutenção das aeronaves, gerando economia para companhias aéreas e proprietários de Aviões e Helicópteros.

Como são transportados estes combustíveis?

Utilizando um mecanismo de transporte conhecido como MMCA, os revendedores de combustíveis de aviação, que registram diariamente todas as aquisições de venda do combustível que é comercializado.

E o preço do combustível usados em aviões?

Naturalmente ligado ao preço do petróleo, existe uma variância entre os preços dos combustíveis para a aviação. Fatores externos influenciam politicamente e economicamente. Ou seja, o custo do combustível possuí variações decorrentes ao valor da moeda de países produtores do petróleo.

O combustíveis usados em aviões prejudicam o meio ambiente?

Sim, como todo motor de combustão derivados do petróleo, combustíveis de aviação emitem gases poluentes como: CO, CO2 e UHC. Porém, com o avanço tecnológico, novos combustíveis emitem 20 vezes menos destes gases poluentes. Pesquisadores buscam melhorias através da cana-de-açúcar onde aperfeiçoam a cada dia o Bio querosene.

Fontes:
http://www.anp.gov.br/
www2.anac.gov.br/
http://www.petrobras.com.br/
https://www.ecycle.com.br/